amcubed, material 3d print, filamentos, basf, impressão 3d, resina

BASF

Ultrafuse ABS Fusion+ é um material especialmente otimizado para a impressão 3D. Além de todas as melhores propriedades do ABS, Ultrafuse ABS Fusion+ foi modificado para ter uma melhor processabilidade quando se imprime em 3D. O grande avanço deste material é que se pode imprimir diretamente sobre vidro sem necessidade de soluções adesivas como sprays, colas ou fitas.

O filamento Ultrafuse ABS é fabricado em maquinaria de última geração controlada por computador, o que assegura a consistência do filamento entre cores e lotes, bem como propriedades termomecânicas fiáveis. Além disso, o filamento Ultrafuse ABS é compatível com altas velocidades de impressão.

ASA contém borracha de acrilato em local de borracha de butadieno como modificador de impacto, o que confere uma resistência aos raios UV dez vezes maior que a do ABS, uma melhor resistência ao calor e uma maior resistência química, bem como uma maior resistência geral ao agrietamiento ambiental.

Este filamento tem condições de impressão semelhantes às do ABS, pelo que pode ser utilizado na maioria das impressoras 3D FFF. Além disso, os aglutinantes utilizados foram desenvolvidos para minimizar a fragilidade característica dos filamentos metálicos, o que facilita a sua utilização tanto em extrusoras directas como em impressoras bowden e não requer aquecimento antes da impressão.

O Ultrafuse 316L foi desenvolvido com o objetivo de simplificar e reduzir os custos na impressão 3D de peças metálicas. É um filamento composto de 90% em peso de pó de aço 316L sinterizável e 10% de polímeros aglutinantes especificamente desenvolvidos para facilitar a extrusão deste material.

O filamento de suporte Ultrafuse BVOH é um polímero de álcool vinílico butanodiol, biodegradável, não tóxico e que não emite nenhum cheiro quando se imprime em 3D. Caracteriza-se por uma adesão ligeiramente melhor do que o PVA, outro material de suporte solúvel em água, bem como por uma maior solubilidade com altas temperaturas da água.

O Ultrafuse HIPS trata-se de um termoplástico de engenharia de alta qualidade com uma boa resistência ao impacto (como sugere o nome de “poliestireno de alto impacto”), uma boa estabilidade dimensional, resistência aos aranhões, resistência ao calor e um fácil pós processamento (por exemplo, com papel de lixa).

O PA (nylon) é um polímero sintético similar à seda composto por poliamidas, muito popular na indústria do plástico pela sua grande estabilidade térmica, força, resistência química e dureza. Estas propriedades fazem do nylon um material especialmente popular na engenharia.

O Ultrafuse PA6 GF30 é um material de elevada resistência mecânica, com resistência ao desgaste, alta resistência a produtos químicos e a luz UV. Esta alta resistência unida a uma alta ombreira de temperaturas de trabalho (-20 ºC até 120 ºC) fazem do Ultrafuse PA6 GF30 o material ideal e mais comum para fabricar ferramentas industriais que serão utilizadas em ambientes duros.

O filamento Ultrafuse PAHT CF15 pode se utilizar para imprimir em 3D estruturas e geometrias complexas destinadas a ser utilizadas em meios térmica ou quimicamente exigentes.

O filamento Ultrafuse PC GF30 não apresenta a típica cor negra, se não que é de cor cinza escura. As suas propriedades mecânicas são realmente altas, aproximadamente um mais 250% resistente que o ABS e uma resistência térmica 3 vezes maior que o PLA (HDT: 137ºC). Mas estes não são os pontos mais destacados deste material. O PC GF30 Ultrafuse conta com o certificado de extinção de lume UL94 (V0), o que assegura que o fogo se extingue em 10 segundos.

Aparte das suas propriedades ignífugas, o filamento Ultrafuse PC-ABS FR produz peças com um excelente acabado superficial e uma forte adesão das capas. Também pode se imprimir em 3D a velocidades relativamente altas (até 90 mm/s).

Com o filamento Ultrafuse PET CF15 é possível fabricar peças ligeiras (inclusive substitutos do alumínio para trabalhos ligeiros) que utilizar-se-ão em meios húmidos e quimicamente hostis, conservando a estabilidade dimensional e a rigidez. A facilidade de processamento, a acessibilidade e o excelente acabado superficial são vantagens adicionais.

Ultrafuse PET (Tereftalato de Polietileno) imprime-se em qualquer impressora 3D graças à sua larga gama de valores de temperatura e velocidade de extrusão. É tão fácil de imprimir em 3D como o PLA mas é bem mais resistente, tem uma grande aderência de capas, uma alta resolução, bem como grandes cores e acabados.

O filamento Ultrafuse PLA PRO1 foi desenhado pensando nos profissionais e, com os ajustes de impressão adequados, é possível reduzir o tempo de impressão com PLA PRO1 em um 30-80 % (dependendo da impressora 3D utilizada e do objeto impresso) ou proporcionar uma resistência mecânica superior à do ABS.

O Ultrafuse PLA Tough foi projetado especificamente para usuários profissionais em várias indústrias, com o objetivo de otimizar a produção de componentes grandes e geometrias complexas, economizando tempo e custos enquanto garante qualidade de ponta, incluindo detalhes nítidos em peças pequenas.