ADD.VITRUM – direct digital manufacturing of glass products

Código do projeto: 34068
Código: POCI-01-0247-FEDER-034068
Data de aprovação: 23-05-2018
Data de inicio: 18-06-2018
Data de fim: 17-06-2021
Promotor líder: VIDROMECÂNICA
Copromotores: AMCUBED, NORMAX, Favicri, BF, Uni Aveiro, IPL
Região de intervenção: Centro

Enquadramento

O projeto ADD.VITRUM surge na tentativa de aliar a tradição e a inovação em prol do fortalecimento económico de um setor produtivo – setor do vidro artístico, utilitário e técnico – que constitui a génese dos principais clusters industriais existentes na região de Leiria. 
O projeto ADD.VITRUM assenta no fabrico digital direto de componentes em vidro a partir de uma metodologia abrangente que integra várias abordagens de fabrico, desenho, controlo, gestão, informação e comunicação e outras interligadas em rede em consonância com as da 4ª revolução industrial. Assim, o ADD.VITRUM contempla o desenvolvimento e conceção de um equipamento inovador – o ADD.Glass, que permitirá incorporar novas soluções de design, conjugando a arte de trabalhar o vidro com a utilização de novas ferramentas computacionais e fabricação aditiva. 
As tecnologias de fabrico aditivo aplicadas à produção de peças em vidro representam, indubitavelmente, uma mudança de paradigma no método produtivo. A sua aplicação no sector do vidro artístico, utilitário e técnico proporcionará um aumento de mão de obra de elevada qualificação tecnológica e da redução do tempo de produção e da fatura energética

Ficha de Projeto