Projetos de investigação e desenvolvimento financiados

INOV.AM – Inovação em Fabricação Aditiva
O INOV.AM surge da necessidade emergente de estimular e inovar a indústria portuguesa, de forma a revolucionar e destacar o potencial e a competitividade de Portugal no mercado internacional, no âmbito da fabricação aditiva, visando o desenvolvimento de novos materiais, processos avançados de fabrico e de pós-produção, automação avançada e software de controlo, novos produtos e formação e capacitação de recursos humanos.

VENTIL.AID – Ventilador pulmonar mecânico de emergência
Ventilador pulmonar mecânico de emergência de baixo custo.

Bio-discus – Conceção e desenvolvimento de discos bioativos para tratamento de disfunções da articulação temporomandibular
Visa a conceber e desenvolver os primeiros discos customizados bioativos capazes de substituir adequadamente o disco da articulação temporomandibular, através da bioimpressão 3D para mimetização do disco nativo, tendo em consideração as propriedades biológicas e mecânicas.

ReinventO – Reinvent the way we build costum made Orthosis
Implementação de sistemas de produção de ortóteses impressas para as doenças ósseas e musculares.

PrintONorgans – Engineering Bioinks and Processes for Direct Printing on Organs
Tecnologias de fabricação aditiva para o ambiente clínico. Pretende-se desenvolver um robô para a impressão direta in situ de materiais em tecidos e/ou órgãos danificados de forma customizada e minimamente invasiva.

ADD.VITRUM – direct digital manufacturing of glass products
Integrar a tecnologia FDM de vanguarda, com o objetivo de desenvolver um processo mais eficiente para a criação de vidro artístico e utilitário, com menos custos de energia e mão de obra, incorporando também ferramentas especiais para proteger pigmentação e coloração no vidro ao mesmo tempo que está a ser estridido.

Add.Additive – add additive manufacturing to Portuguese industry
Desenvolvimento de tecnologias, materiais e equipamentos, por via de novos processos de produção aditiva “através de meios digitais” com base em materiais metálicos, materiais cerâmicos e cimentícios e dos materiais de base polimérica.

insitu.Biomas – Reinvent biomanufacturing systems by using usability approach for insitus clinic temporary implants fabrication
Implementar uma nova estratégia com a criação de um sistema de biofabricação para a produção de implantes temporários para a regeneração de tecidos.