ReinventO – Reinvent the way we build custom made Orthosis

Designação do projeto: Projetos de I&DT Empresas em Copromoção
Código Universal: POCI-01-0247-FEDER-040021
Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Data de aprovação: 06-05-2019
Data de inicio: 01-08-2019
Data de fim: 31-07-2022
Custo total elegível: 1.093.073,83€
Promotor líder: CODI – COMÉRCIO DESIGN INDUSTRIAL LDA
Copromotores: DIGIWEST WIRELESS AND EMBEDDED SOLUTIONS LDA; AMCUBED LDA ; CENTRO DE
MEDICINA DE REABILITAÇÃO DA REGIÃO CENTRO – ROVISCO PAIS ; UNIVERSIDADE DO
MINHO; INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ; FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA
Região de intervenção: Centro, Lisboa

Enquadramento

A substituição, regeneração ou reparação de um tecido ou órgão devido ao envelhecimento, doenças, acidentes e defeitos de nascença, continua a ser um problema a nível mundial. A transplantação é terapia mais comum a dar resposta a este problema, no entanto esta terapia apresenta elevados custos associados à atividade e ao elevado nível de especialização exigido aos profissionais de saúde.
As técnicas associadas à transplantação de tecidos ou órgãos são complexas e apresentam várias limitações.
A Engenharia de tecidos surge assim como uma abordagem promissora para a regeneração de órgãos e tecidos, através da cultura e células do próprio paciente em substitutos biológicos (Scaffolds) e implantação no paciente para a regeneração do novo tecido.
Com o objetivo de produzir substitutos biológicos através de técnicas de fabricação aditiva, surgiram recentemente algumas empresas com soluções de impressão 3D especificamente para a área médica. No entanto, os equipamentos desenvolvidos apresentam algumas limitações das quais se destacam as suas grandes dimensões, impossibilidade de combinar diferentes técnicas de fabricação e materiais, reduzindo controlo na definição das características geométricas e estruturais da estrutura 3D, sistema operativo complexo para o utilizador, entre outras.
Identificados os problemas, o desenvolvimento de um sistema de biofabricação capaz de responder às necessidades dos profissionais de saúde para utilização em contexto hospitalar, permitirá consolidar a aplicabilidade dos sistemas de impressão 3D para utilização na área médica.
O equipamento de biofabricação que se pretende desenvolver no âmbito deste projeto irá permitir a produção de implantes temporários em ambiente hospitalar, através de reinvenção das tecnologias de biofabricação. O sistema irá fornecer ferramentas inovadoras, desenvolvidas por especialistas em engenharia, design e biomateriais, com o objetivo de construir um equipamento compacto e funcional para o utilizador.

Ficha de Projeto